Somos uma instituição filantrópica privada, que atende jovens e adultos com Cursos de Qualificação Profissional e Pré Vestibular, através de serviço voluntário. Conheça - nos melhor e adere a esta idéia: Solidariedade é vida! Elisabeth Alves Professora Voluntária de Cidadania

terça-feira, 10 de março de 2009

Atividade após os 50 anos, uma decisão de saúde e leveza


INCREMENTAR A ATIVIDADE FÍSICA APÓS OS 50 ANOS FAZ TÃO BEM À SAÚDE QUANTO PARAR DE FUMAR

Dr. Ricardo Teixeira

O sedentarismo é reconhecido como um importante fator de risco para duas das doenças que mais matam no planeta: câncer e doenças cardiovasculares. E não é de hoje que sabemos que a atividade física regular é capaz de promover o aumento de nossa longevidade. Mas será que quem começa a se exercitar só após os 50 anos ainda recebe esse benefício?



Um estudo recém-publicado pelo British Medical Journal acompanhou mais de 2000 homens na Suécia a partir dos 50 anos de idade. Após 10 anos, os homens que incrementaram o nível de atividade física passaram a apresentar índices de mortalidade semelhante àqueles que já tinham altos níveis de atividade no início do estudo. O efeito na redução de mortalidade foi da mesma magnitude que a decisão de parar de fumar.




O recado é simples: nunca é tarde para começar a malhar e parar de fumar!

:: Dr. Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp. Atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB) e dedica-se ao jornalismo científico. É também titular do Blog "ConsCiência no Dia-a-Dia" e consultor do Grupo Athena.

Carla Furtado
AthenaPress Unidade do Grupo Athena
(61) 3326 2066 e 8473 3509
athenapress@grupoathena.com.br
www.grupoathena.com.br

Atendimento à Imprensa: Patrícia Amato

Home-page : http://www.consciencianodiaadia.com/