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domingo, 3 de abril de 2011

Seminário, o que é e para que serve - Prof. Elisabeth


O que é um Seminário

Papo de Professor e Aluno

  • Introdução

Bem, inicio este texto, já lembrando aos alunos do CIJ – Centro Inter Escolar da Juventude -  que esta não é uma prática comum nas maiorias de nossas Aulas. Usamos apenas em Disciplinas cujo o desempenho profissional utilize de fato o trabalho em Equipe (Publicidade e Marketing) e, nas aulas de Cidadania, quando solicitado pelo Conselho Pedagógico desta Instituição.

Seminário – que origina-se do Latim Sêmen = semente, é a oportunidade de criação que um professor ou aluno tem para disseminar sua posição frente o Tema a ser DISCUTIDO. Facilmente relacionável a ideia de nova vida através da fertilização de novas ideias.

  • Desenvolvimento

§  O que é um Seminário em seu conceito principal?

No Dicionário de Antônio Houaiss, a palavra Seminário aparece como um substantivo masculino e, o significado que nos interessa está localizado do item 5 ao 7, vejamos: 5  -  congresso científico ou cultural, com exposição seguida de debate; 6 -   grupo de estudos em que os estudantes pesquisam e discutem tema específico, e 7 -   aula dada por um grupo de alunos em que há debate acerca da matéria exposta por cada um dos participantes.

§  O que se apresenta em um Seminário?

A turma ou grupo expõe o tema que pesquisou, logo após segue-se o debate e a discussão do conteúdo apresentado.

§  Como se faz a análise de apreensão de conteúdo pela Assistência – alunos ou professores chamados para assistir a apresentação do Trabalho?

Pode-se fazer uma Atividade Didática que crie  as condições para a sua discussão. Se isto não acontece, não é um Seminário, pois não existe interação de quem está assistindo a apresentação. Um seminário não é uma aula expositiva, é uma Atividade Intuitiva.

Claro que um  seminário pode ter formas diversas, porém o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos. Mesmo que seja um Seminário da Área de Exatas, deve existir esta Leitura e interpretação do Texto, mesmo sendo este elaborado apenas com gráficos e números. É através do Seminário que a Assistência tem a visão geral de tudo o que lhe é proposto como Matéria de Estudo, afinal é través deste meio também que podem ter uma experiência com dados fatuais que amplie os horizontes.

O que é bom entender sobre esta espécie de apresentação de Trabalho, é que quando um grupo que se propõe a desenvolver um seminário precisa entender passos deve seguir e eles são específico:

·         estabelecer o tema;

·         compreender e explicitar o tema ou problema proposto;

·         elaborar de um plano de investigação específica;

·         realizar pesquisas;

·         determinar um problema a ser trabalhado;

·         definir a origem do problema e da hipótese;

·         definir fontes bibliográficas, observando alguns critérios;

·         documentação e crítica bibliográficas;

·         elaborar de um texto e roteiro didático e interpretativo.

 

O grupo deve fazer:

ü  expor o assunto. Meios possíveis: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Isto para a apresentação da visão global do assunto, mas o aprofundar-se no tema em estudo deve ser feito em sala. A maioria dos professores e entre eles eu, não suportam Seminários onde os participantes ficam parados na Plataforma, sem nada fazer enquanto uma Máquina reproduz sua fala ou a fala de outros. Até por que quando se usa este meio, tem-se 2 resultados negativos: A classe não participa, pois as dúvidas somem entre uma tomada e outro de algo interminável, ou em segunda hipótese, as interferências se fazem no momento, o que pega o grupo desprevenido.

ü  Trazer as referências e contexto, referenciando a personalidade cultural, filosófica e histórica do autor. Isto é o que embasa um bom trabalho

ü  Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto , podendo para isto usar outras referências que não a dada pelo professor. Aqui digo que em minha sala isto conta pontos, principalmente quando as fontes pesquisadas ampliam e facilitam a interpretação de um tema.

ü  Algo essencial ao estudo e a execução de um bom Seminário, é apresentar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar soluções específicas ao assunto em discussão;

ü  Apresentar Bibliografia especializada e, tendo tempo, durante a exposição do trabalho comentar.

ü  Apresentar as conclusões a que o grupo chegou com o estudo. É aí que um professor avalia a Harmonia. Apresentação esta que pode ser feita por qualquer um dos membros do grupo, mas que existindo um membro específico facilita a exposição, pois com certeza será escolhido o que melhor entendeu o conteúdo exposto.

 


Há algo inegociável em um Seminário, a sequência do Roteiro, que ;e assim determinado, enquanto Método Pedagógico:

Ø  Introdução ao tema;

Ø  Desenvolvimento; e

Ø  Conclusão

 

Quando a atividade é sugerida como Matéria de Avaliação – o que particularmente não faço e nem a maioria dos Professores desta Unidade de Educação – os alunos devem viabilizar um Roteiro de Estudo para os demais, usando para isto dados claros e objetivos, facilitando a compreensão do texto.

  • Conclusão

De forma geral, ao analisarmos que um Seminário é sim uma Aula, fica fácil expor e repetir que trata-se desta atividade não apenas Expositiva, mas essencialmente Intuitiva. Um Seminário precisa gerar nos que o assistem o desejo de conhecer  mais o assunto trabalhado.

Professora Elisabeth Lorena Alves
Fonte: Elisabeth Lorena Alves
Acessado em 3 de Abril de 2011